Cirurgia Plástica

Todos os procedimentos em Cirurgia Plástica, necessitam de uma consulta detalhada, levando-se em conta as vontades e expectativas da paciente e os possíveis resultados a serem obtidos por conta do Cirurgião Plástico.

A seguir realizam-se exames pré-operatórios, sob indicação do profissional e um arquivo de imagens.

Todas as dúvidas devem ser sanadas e uma orientação de como será o pré, intra e pós–operatório conversados.

#procureumcirurgiaoplastico

Lipoaspiração

Trata-se da retirada cirúrgica de tecido gorduroso, de uma ou mais regiões, através de mecanismo de sucção. O volume de tecido a ser retirado e quais regiões serão operadas são definidas pelo médico. Objetiva obter uma melhora no contorno corporal, com redução de medidas; uma simetria nesse contorno e as vezes correção de deformidades que podssam existir desde o nascimento ou com as variações de peso, adquiridas a partir da idade adulta.

A recuperação pós-operatória pode ser abreviada com a realização de drenagens e massagens locais que reduzem o inchaço e a dor no local manipulado.

O tempo de recuperação é variável e depende do organismo e dos cuidados de cada paciente mas o bom resultado é a meta.

#procureumcirurgiaoplastico

Mamoplastia

As cirurgias de mama podem ter finalidade estética ou reconstrutiva. Essas cirurgias são necessárias para correção de volumes: aumento com próteses e redução de volume, geralmente adequando o volume para a estrutura física da paciente e também para corrigir as mamas com queda, após perda de peso e gestações.

As próteses são materiais estéreis, siliconizados, que promovem o volume necessário às mamas. São de vários volumes e formatos. Hoje tem grande durabilidade, segurança e são pouco alergênicas.

O médico indica o volume e contornos mais adequados para cada caso, além das orientações pós-operatórias para que o resultado seja o melhor possível.

#procureumcirurgiaoplastico

Reconstrução de Mama

Trata-se da reparação das mamas, após tratamento oncológico, que requer retirada cirúrgica parcial ou total das mesmas. Pode ser ou não necessário o uso de próteses.

Também englobam correções de deformidades ao nascimento e deformidades das mamas no sexo masculino, como aumento de volume (ginecomastia), unilateral ou bilateral e a presença de nódulos.

#procureumcirurgiaoplastico

Obesidade

Trata-se de uma epidemia mundial acometendo também os brasileiros. Além da população adulta, as crianças e adolescentes também sofrem desse mal. Para se calcular o peso ideal, utiliza-se a formula do IMC, ou Índice de Massa Corporal, que leva em consideração o peso (em KG) / altura ( em m2).

Se o valor for maior que 25 kg/m2, você já se encontra em sobrepeso.

Isso é preocupante uma vez que se associa a outras doenças como Hipertensão Arterial, Alterações nas gorduras do sangue e Diabetes, principalmente se houverem casos na família aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

A obesidade, portanto; deve ser encarada como um problema a ser combatido; e de forma permanente.

O início da abordagem se dá através de uma avaliação clínica e laboratorial e o objetivo será alcançar o Peso Ideal. Deve-se modificar o estilo de vida com mudanças na dieta alimentar e associar atividades físicas. O uso de medicamentos fica sob a orientação médica.

#procureumendocrinologista.

Tireóide

Trata-se de uma glândula localizada na região anterior do pescoço, que regula o metabolismo basal do indivíduo além do funcionamento de diversos órgãos através da produção dos hormônios tiroideanos.

A redução na produção hormonal acarreta sintomas como cansaço, sonolência, edema de face e membros inferiores associado a ganho de peso gradativo. Além de queda de cabelo e unhas fracas. Pode alterar a pressão arterial e causar frio. Ao contrário, o excesso hormonal, leva a aumento nos batimentos cardíacos e muito calor e sudorese. Ocorre perda de peso e agitação motora e psíquica. Geralmente ambos os casos se associam a um aumento no volume da tireóide, denominado bócio.

Além dessas alterações de função da glândula, são muito freqüentes os achados de alteração de volume ou a presença de nódulos na mesma. Esses casos devem ser investigados através de avaliação clinica, realização de exames laboratoriais e de ultrassonografia.

As doenças de tireóide são mais freqüentes nas mulheres a partir da idade adulta.

#procureumendocrinologista

Diabetes Mellitus

Trata-se da elevação da glicose no sangue, acima de 99 mg/dl, após um jejum de 12 horas. Isso ocasiona muita sede e um aumento do volume e do número de vezes que se urina, principalmente a noite. Além de cansaço físico e mental, dores e peso nas pernas, turvação visual. Quanto mais alto o valor na glicemia, mais intensos os sintomas.

O diagnóstico é feito através dos sintomas clínicos e dosagens laboratoriais, além de outros exames mais específicos para classificar o tipo de Diabetes, que vai auxiliar no tratamento posterior. Geralmente o tratamento se faz por correção da dieta, excluindo-se açucares e carbohidratos de rápida liberação e restringindo gorduras e sal. Sempre se objetiva alcançar um Peso ideal para altura. Depois as medicações, tanto orais como as insulinas, são de orientação médica.

Os diabéticos tipo II, ou não insulino-dependentes; geralmente vêm associado a Hipertensao arterial, a Dislipemia e o Sobrepeso. Outros casos na família são comuns. Fazem parte da Síndrome Metabólica e, tem maior risco de Doenças Cardiovasculares no futuro.

Os diabéticos devem ser seguidos periodicamente pelo especialista e, além de alcançarem as metas de controle glicêmico, necessitam avaliar se existe um comprometimento vascular.

#procureumendocrinologista.