Artigos

21 OUT Dra. Fernanda

OBESIDADE

A   Obesidade  afeta   64 milhões de adultos no mundo e ate 50%  da população brasileira.

Vem aumentando de maneira alarmante o numero de crianças e adolescentes   obesos  também, representando 15%    e  8 % ; respectivamente.

Além de comprometer a saúde fisica e psíquica de uma  pessoa , também  se relaciona a menor qualidade e quantidade de vida   para ela.

Também se tornou um  de saúde pública  pois esta´relacionada ao aparecimento de doenças crônicas como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Doenças osteo-articulares  e  Doenças do Sono .

Como saber se você está OBESO??  Através do cálculo de seu Índice de Massa Corporal ( IMC) , usando essa formula:  peso  ( em kg-quilogramas)/  altura ( em centímetros ) elevada a 2 .

Ex:  seu peso é 70 kg e tem 1:53 cms de altura . Seu IMC= 70/(1,53)2= 70/2,34=29,91 kg/m2

Os valores de IMC são   classificados assim:
Até   25 kg/m2 -  saudável
De  25  - 30kgm2- Obesidade Grau I
De  31 – 35 kgm2 –Obesidade Grau II
De  36 – 40 kgm2 – Obesidade Grau III
Acima de 40 kg/m2-  Obesidade Grau IV ou Mórbida.

Se  você se encontra acima do IMC 25  , deve ficar atento para  iniciar medidas preventivas como re-avaliar sua dieta , adequando os nutrientes , dos vários grupos alimentares em proporções adequadas.  Além disso, acrescentar uma atividade física de maneira a ser regular , de acordo com sua idade , doenças associadas e agenda diária.

A partir do IMC 30 , já existe indicação para o uso de algumas medicações disponíveis no mercado que auxiliam o paciente  para reduzir a ansiedade  ou a compulsão alimentar  , outras  drogas que aumentam sensação de satisfação alimentar , agindo  no Sistema Nervoso Central ou  através do sistema digestivo ou ambos.  Também existem drogas que auxiliam na regularização do transito intestinal e da flora local e  aumentam a perda de liquidos na urina.

Assim, através de uma avaliação clínica, e de exames quando necessário, o médico poderá optar pelo tratamento melhor para cada caso.

# procureumendocrinologista

 

Voltar